terça-feira, 1 de novembro de 2011

NEYMAR ENTRE OS BAMBAS


Informações pessoais
Nome: Neymar da Silva Santos Júnior - Data de nasc.: 05/02/1992 (19 anos)
Local de nasc.: Mogi das Cruzes-SP -Nacionalidade: Brasileiro - Pé: Destro
Altura: 1,74 m - Peso: 64 kg - Clube: Santos - camisa: 11 - Posição: Atacante

Confirmado o que se esperava, Neymar está na lista da Fifa dos melhores do mundo nesta temporada.
Neymar não só está entre os 23 que concorrem ao prêmio de melhor do mundo deste ano da Fifa e da France-Football, como lidera a votação popular no site oficial da revista, disparado na frente de Messi e Cristiano Ronaldo.

Bem, não é esta votação que vale. É aquela de um colégio eleitoral formado por técnicos e capitães das seleções de todo o planeta, mais alguns jornalistas espalhados pelo mundo e escolhidos pelos patrocinadores do evento.

Tenho minhas dúvidas que esses eleitores deixarão de conferir o prêmio a Messi, a não ser que, num eventual confronto entre Barça e Santos, na final do Mundial de Clubes no Japão, nosso menino faça aquele estrago na defesa catalã e levante o caneco.

Mas, a simples presença de Neymar nessa lista – acho bem possível que fique também entre os cinco finalistas -, já é um fato inusitado: a quebra da barreira que, nos últimos anos, impedia a presença de craques sul-americanos que atuavam em seus respectivos países, não na Europa, nessas ilustres relações.
E um prenúncio para a glória que espera por Neymar no futuro mais próximo

Em seu terceiro ano como profissional, Neymar já tem 96 gols marcados, aos 19 anos de idade, média de 0,55 gol por jogo na carreira de 173 partidas.

Melhor que o começo dele, nos últimos anos, só o de Ronaldo Fenômeno, que terminou seu terceiro ano, também com 19 anos, com nada menos do que 125 gols em 136 jogos, média de 0,91 por jogo.

Para que se tenha uma ideia, o excepcional Lionel Messi, já em sua oitava temporada, marcou 210 gols em 315 jogos, 0,66 gol por partida.

Não vale comparar apenas as três primeiras temporadas porque Messi, atualmente o melhor do mundo e concorrente favorito em 2011, foi lançado paulatinamente, tendo jogado 70 vezes e marcado apenas 26 gols, média 0,37.

Comparar com Pelé?
Bem, aí é covardia.

Ao completar 20  anos, em 1960, Pelé já estava em sua quinta temporada como profissional, embora em 1956 tenha jogado apenas dois jogos (e marcado dois gols!).

Jogara nada menos que 329 jogos  e marcara 357 gols, média de 1,08.

Comparando só com as três primeiras temporadas (1956/57/58), o Rei jogou 143 vezes e marcou 158 gols, média de 1,10.

Mas Pelé não era do planeta Terra.

Por Aleksim Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário