terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeções

O que mais tenho ouvido, nesta reta final do Campeonato Brasileiro, é que o "caminho" do Corinthians é o mais fácil entre os que lideram a tabela. Por isso, ele é considerado por muitos o favorito ao título. Discordo. Se analisarmos o rendimento do Timão contra estes mesmos rivais, no turno, veremos que foi aí que ele patinou feio. Quem garante que será diferente, agora? 
O perde e ganha que tem caracterizado o certame deste ano (onde, vamos falar claramente, não há nem sequer um grande time de verdade), recomenda que se evite prognósticos mais incisivos. O que me proponho a fazer aqui é diferente. Analisando o que aconteceu na primeira fase, nestes confrontos que faltam, é possível fazer uma projeção, no mínimo, curiosa. Vamos a ela? 
O Corinthians, como disse acima, foi muito mal. Venceu apenas dois dos sete jogos que terá pela frente (América Mineiro e Atlético-MG), empatando outros dois (Atlético-PR e Ceará) e perdendo três (Avaí, Figueirense e Palmeiras). Em suma, em 21 pontos possíveis, faturou apenas oito. Se repetir tal desempenho, acabará com 63. 
O Vasco, ao contrário, foi muito bem na reta final do turno. Abiscoitou 14 pontos, graças a quatro vitórias (São Paulo, Santos, Palmeiras e Avaí), dois empates (Fluminense e Flamengo) e apenas uma derrota (Botafogo). Repetindo a performance, chegaria a 71 pontos. 
O Botafogo, teve desempenho ainda melhor. No mesmo período, ganhou 15 pontos,assim distribuídos: cinco vitórias (Cruzeiro, Vasco, América Mineiro, Atlético-MG e Fluminense) e duas derrotas (Figueirense e Internacional). Com igual performance, terminaria com 67 pontos.

 O Flamengo, venceu três vezes (Grêmio, Cruzeiro e Coritiba), empatou três (Figueirense, Internacional e Vasco) e perdeu uma (Atlético Goianiense). Com os mesmos resultados, agora, chegaria a 64. 
O Fluminense, também triunfou em três jogos (Ceará, Internacional e Figueirense), empatou um (Vasco) e foi derrotado em três (América-MG, Grêmio e Botafogo). Somando o mesmo número de pontos, no returno, ficaria com 60. 
O São Paulo, ganhou apenas duas partidas (Bahia e Avaí), empatou quatro (Atlético-PR, América-MG, Palmeiras e Santos) e perdeu uma (Vasco). Fez 10 pontos que, se repetidos, o levariam a 59. 
Por fim,o Internacional, que venceu duas (Cruzeiro e Botafogo), empatou três (Atlético Goianiense, Bahia e Flamengo) e acabou batido em duas (Fluminense e Grêmio), somando nove pontos. Se repeti-los, vai a 57. 

Em suma: se os sete primeiros fizeram, novamente, os pontos obtidos nestas sete rodadas do turno, o campeonato terminaria assim: 1) Vasco, 71. 2) Botafogo, 67. 3) Flamengo, 64. 4) Corinthians, 63. 5) Fluminense, 60. 6) São Paulo, 59. 7) Internacional, 57. 
É claro que a situação é diferente agora. Mas, por exemplo, o "caminho fácil" do Corinthians, o colocará diante de cinco rivais que lutam desesperadamente contra o rebaixamento (Avaí, América-MG, Atlético PR, Ceará e Atlético-MG), outro que vem embalado, sonhando com a Libertadores (Figueirense) e apenas um que já não tem o que fazer mas, pela eterna rivalidade, sempre será complicado (Palmeiras). Como se dizia nos tempos de antanho, "se isso é fácil, minha avó é bicicleta"...



Por Aleksim Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário