sábado, 29 de outubro de 2011

De boa, Vitória vence e sonho do acesso segue vivo

Bragantino 1x1 Icasa. Náutico 2x0 Sport. Para fechar à rodada com chave de ouro, o torcedor rubro-negro precisava apenas de um resultado positivo, e ele aconteceu. Na tarde deste sábado (29), em Minas Gerais, o Vitória, longe de um futebol encantador, derrotou o Boa Esporte, por 2 a 1, e agora está apenas um ponto atrás do Americana, 4º colocado, com 51 pontos. Na próxima rodada, em Salvador, o Leão encara o Salgueiro e pode, finalmente, entrar no G4. Os gols do triunfo baiano foram marcados por Marquinhos e Jean.

Uma primeira etapa perfeita para o Vitória. Bem postado defensivamente, o rubro-negro controlou as ações do jogo em todo momento e pouco foi incomodado pelo time da casa. Aos nove minutos Marquinhos o camisa 11 rubro-negro aproveitou que o zagueiro Cassiano errou feio o domínio e deu a bola de presente para o atacante baiano que tocou rápido e deixou Fábio Santos na cara do gol. O camisa 9 finalizou em cima do goleiro, mas, no rebote, lá estava Marquinhos para empurrar no fundo das redes mineira e fazer Vitória 1 a 0. Foi o 11º gol do atacante na Série B, agora, artilheiro do Leão na competição ao lado de Neto Baiano.
  

A vantagem, por mais que fosse mínima, deu um pouco mais de tranqüilidade ao Vitória. Recuados e esperando os contra-ataques, os comandados de Vagner Benazzi assistiram ao show de horror do Boa Esporte. O time mineiro errava muito, e sequer conseguia criar uma oportunidade de chegar à igualdade no placar. O que sobrava de esforço e voluntariedade entre os jogadores do Boa, faltava quando à jogada exigia um toque de qualidade ou uma finalização apurada. 

Na volta para o segundo tempo, o treinador Nedo Xavier sacou o lateral Jackson, que já havia recebido cartão amarelo, e colocou em campo o atacante Ramon. A mudança pra lá de ofensiva teve feito imediato. O atacante Jheimy, apagado até então, arriscou de fora e a bola foi morrer no canto esquerdo do goleiro Douglas. Tudo igual em Varginha. O rubro-negro baiano dono do jogo na primeira etapa parece ter esquecido o futebol no vestiário. O Boa dominava a partida e levava perigo ao gol do goleiro Douglas do Vitória, chegando a marcar o segundo gol, mas, foi assinalado corretamente impedimento do atacante Jheimy, do time mineiro. 


Quem não faz toma. O Boa Esporte foi incompetente quando teve as oportunidades e pagou caro pelos erros. Aos 37 minutos, o Vitória matou o jogo, após cobrança de escanteio no primeiro pau, o zagueiro Gabriel desviou a bola para trás e encontrou Jean, livre, só para testar e fazer Vitória 2 a 1, em Minas Gerais. Aos 43, por muito pouco, o Vitória não fechou o caixão. Fábio Santos aproveitou o cruzamento de Marquinhos e testou para boa defesa de Luis Henrique.


Renasceram as esperanças dos torcedores rubro-negros, o Vitória volta a ter chances reais de voltar a 1ª divisão do futebol Brasileiro, dependendo apenas de suas próprias forças, já que terá ainda o confronto direto com a Americana (4º colocado) e Criciúma (6º colocado), equipes que brigam com o rubro-negro baiano por vaga no G-4 e a volta a elite.


Por Aleksim Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário