sexta-feira, 4 de maio de 2018

JEI, um sorriso no rosto da Criançada

Foto: Instagram Prefeitura de Valente
É uma satisfação e honra muito grande, como Pai e cidadão Valentense, presenciar mais uma Edição do JEI – Jogos Escolares da Infância. Sinto uma felicidade imensa, faltando, talvez, palavras para descrever o indescritível sentimento.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Valente, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e do ProEsporte, a tradição do JEI foi “resgatada” pela gestão do prefeito Marcos Adriano e vice-prefeito Regi Mota, reunindo, nesta Edição 2018, cerca de 1.500 jovens, na faixa etária de 6 a 12 anos, de 21 escolas do município, disputando nas modalidades de Futsal, futebol society, boleado e maratona.

O esporte não é só importante para as Crianças ficarem longe das situações de risco social já bastante conhecidas, mas serve como um instrumento valioso, o qual tem o poder de transformar vidas. Faz com que as Crianças criem valores, que serão muito utilizados ao longo da vida. Mais do que medalhas, a prática desportiva possibilita que as nossas Crianças trilhem um caminho voltado para o bem, um caminho saudável e com futuro brilhante.

Os jogos promovem uma interseção entre Crianças de várias idades e classes sociais, o que mostra que preconceito não tem vez no nosso Município. Uma vez que os jogos se tornam um espaço democrático, é possível que as pessoas aprendam com as diferenças, onde o espírito competitivo é incentivado e distinções de raça e classe social são minimizadas. O esporte traz isso de bom: disciplina, foco, respeito às regras e ao adversário.

É claro que desejamos que nossos atletas sejam as estrelas em nossa cidade. Porém, mais do que formar desportistas, o objeto do JEI, a meu ver, é ajudar na formação de cidadãos que saibam o verdadeiro significado de lutar, de perseverar nos objetivos diários e de crescer em cada obstáculo que a vida impõe.

O esporte ensina a ganhar e a perder, é fundamental na vida. Para dar um passo, às vezes é preciso dar dois para trás. A união entre esporte e educação deve ser o caminho para um futuro melhor de nossas Crianças, da nossa juventude. Cadernos, apostilas, bolas... são os instrumentos que levam meninos e meninas a acreditar que é possível vencer e serem campeões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário