domingo, 27 de maio de 2018

O tempo não passa, nós é que passamos


O futebol mudou muito mais na estratégia do que na prancheta.
Iniesta se despediu do Barcelona, mas não da bola. Estará na Copa do Mundo da Rússia. O futebol nunca vai esquecê-lo. Ele faz parte do passado, do presente e do futuro. Iniesta trata tão bem a bola, que ela, agradecida, beija seus pés. Ele e Xavi se completaram. Xavi era mais tático, tinha mais o domínio do jogo.
Era o roteirista do espetáculo. Iniesta é o artista, além de ter uma ótima técnica. Não existe arte sem técnica.
Iniesta brilha de uma intermediária à outra. Se tivesse sido formado no futebol brasileiro, o teriam escalado de meia ofensivo e exigiriam que entrasse mais na área, que fizesse mais gols. Não seria o grande Iniesta. A evolução do futebol, nas últimas décadas, mais intensa depois da Copa de 2002, foi muito mais de estratégia e de velocidade do que da prancheta.
No sábado, na final da Liga dos Campeões, vimos dois modernos e diferentes times. O Real Madrid, com um estilo equilibrado entre a ousadia e a prudência, contra o Liverpool, uma equipe explosiva, que corre mais riscos.
O moderno 4-2-3-1 é quase idêntico ao tradicional 4-4-2. Nas duas formações, os times se defendem com duas linhas de quatro e deixam dois jogadores mais adiantados.
Da mesma forma, o atual 4-1-4-1 é quase igual ao 4-3-3, pois, nos dois sistemas, as equipes possuem um volante mais centralizado e mais recuado, um armador de cada lado e dois jogadores pelas pontas, além de um centroavante.
Por pesquisas realizadas, entendi que desde os anos 1960, muitos times atuam com três zagueiros e dois alas, porém, com estratégias bem diferentes.
Enquanto o Atlético-PR adianta a marcação, tenta trocar passes no campo do adversário e, com frequência, perde a bola, o Fluminense, por exemplo, recua, marca com uma linha de cinco e outra de quatro e contra-ataca com velocidade, para aproveitar os enormes espaços deixados na defesa adversária.
Assim como "Dom Quixote", escrito por Miguel de Cervantes, no século 16, é considerado o início do romance moderno, a seleção de 1970 foi o início do futebol atual, pelo menos no Brasil, por unir ciência e planejamento com inventividade e improvisação, o talento individual com o coletivo e com a preparação física.
A seleção brasileira da Copa do Mundo de 1970 foi revolucionária, mas não foi perfeita. Nas últimas décadas, todos os times que jogam com um trio no meio-campo possuem um volante mais recuado, centralizado, entre dois armadores, que atacam e defendem. Na seleção de 1970, foi diferente. Gérson, o armador mais criativo, o maestro do time, jogava pelo meio, entre o volante Clodoaldo, um pouco mais atrás, e o meia Rivellino, um pouco mais à frente. Formavam uma diagonal, um trio torto.
Faltava um armador pela direita. Essa ausência foi compensada porque Jairzinho, um superatleta, além de entrar em diagonal, da direita para o centro, para fazer gols, voltava para marcar, formando um quarteto com Clodoaldo, Gérson e Rivellino. O time saía do 4-3-3 para o 4-4-2.
No segundo gol do Brasil, contra o Uruguai, Jairzinho recuperou a bola perto da área do Brasil, tocou para Pelé, que tocou para Tostão, que lançou para Jairzinho receber perto da outra área... Enquanto os uruguaios atacavam, os três atacantes brasileiros estavam no campo do Brasil, e Jairzinho correu de uma área à outra para fazer o gol. Nada mais moderno.
Muitas coisas antigas são modernas, e muitas coisas atuais estão ultrapassadas. Como diz um tango, "o tempo não passa, nós é que passamos".



quinta-feira, 17 de maio de 2018

Palpites


A 6ª rodada do Brasileirão 2018 terá três grandes clássicos: Flamengo x Vasco, Atlético-MG x Cruzeiro e São Paulo x Santos. A missão é voltar a ter um placar favorável nos palpites.  


Palpites da rodada anterior: Acertos 3 x 7 Erros

Jogos de Sábado (19/05):

Atlético-MG x Cruzeiro – 16 horas

Tem tudo para ser um dos melhores jogos do fim de semana. O Galo é um dos líderes do Brasileiro, enquanto o Cruzeiro vem de quatro vitórias seguidas na temporada. Os rivais terão desfalques importantes por suspensão: Gustavo Blanco, no Atlético, e Dedé, no Cruzeiro. O clássico será muito equilibrado e não terá vencedor. Palpite: empate

Flamengo x Vasco  – 19 horas

Nos últimos quatro encontros entre os rivais, tivemos três 0 x 0. A história deve mudar. O Flamengo é o favorito no clássico. Está em um melhor momento, tem o ataque mais positivo do Brasileiro e encara uma defesa muito problemática. O Vasco sofreu 11 gols nos últimos quatro jogos. Palpite: Flamengo

Palmeiras x Bahia  – 21 horas

O Palmeiras perdeu pela terceira vez no ano para o Corinthians. Nas duas vezes anteriores, a equipe sentiu o baque e fez partidas ruins logo na sequência. A vantagem agora é que o Verdão tem quatro jogos seguidos em casa (considerando Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil). No meio da semana, iniciou a série com vitória na Libertadores. E vai emendar outro resultado positivo no Allianz Parque. Palpite: Palmeiras.

Jogos de Domingo (20/05):

Vitória x Ceará – 11 horas

Vagner Mancini mudou mais de meio time titular do Vitória na última rodada contra o Vasco e deu certo: o clube venceu a primeira no Brasileirão. A equipe sabe que não pode vacilar em casa contra o Ceará. O Vozão segue sofrendo no retorno à Série A e ainda não venceu no campeonato. Palpite: Vitória

Paraná x Grêmio – 16 horas

O Grêmio é o favorito natural na partida. A expectativa é saber quais jogadores entrarão em campo. A tendência é uma equipe mista. Os ótimos Arthur e Everton, lesionados, já são desfalques certos. Palpite: Grêmio

América-MG x Botafogo – 16 horas

Uma das partidas mais imprevisíveis do fim de semana. O América-MG venceu os dois jogos que fez em casa até aqui no Brasileiro e precisa continuar fazendo o dever de casa para ficar longe da ZR. O Botafogo, porém, deve complicar as coisas. Alberto Valentim acertou o time e vou apostar em triunfo dos visitantes. Palpite: Botafogo

Sport x Corinthians – 16 horas

O Corinthians está com moral após a importante vitória contra o Palmeiras na rodada passada, mas chegará ao duelo com o Sport mais desgastado depois de atuar na Venezuela, na quinta-feira, pela Libertadores. Alguns titulares podem até ser poupados. O Leão melhorou com Claudinei Oliveira e vai segurar o Timão. Palpite: empate

São Paulo x Santos – 16 horas

O São Paulo desafia o retrospecto ruim em clássicos. Neste ano, já perdeu para Corinthians, Palmeiras e para o próprio Santos. Contra o Peixe, aliás, são só duas vitórias nos últimos dez confrontos (o rival venceu sete vezes). Apesar dos números desfavoráveis, o pitaco é no São Paulo. Empurrada pela torcida, a equipe do Morumbi encerra a sequência de quatro empates seguidos e acaba com a zica nos clássicos. Palpite: São Paulo

Fluminense x Atlético-PR – 19 horas

A grande imagem da última rodada do Brasileiro foi a do goleiro do Atlético-PR mexendo no celular em campo. Era tudo parte de uma ação de marketing. O time agora quer voltar a ser notícia pelos resultados em campo. O Furacão não vence há quatro rodadas e pode parar na ZR em caso de mais uma derrota. Palpite: empate

Jogo de Segunda-Feira (21/05):

Internacional x Chapecoense  20 horas

O Internacional precisa desencantar no ataque para voltar a vencer. O Colorado tem o pior ataque da Série A com apenas dois gols marcados e passou em branco nas últimas quatro rodadas. Leandro Damião, por exemplo, só marcou um gol em todo o ano. A rede vai voltar a balançar e o time gaúcho vence. Palpite: Internacional




terça-feira, 15 de maio de 2018

Variações táticas

Resultado de imagem para variações no futebol


Na Copa da Rússia, que começa no próximo mês, não haverá grandes novidades táticas, a não ser que apareça um Dom Quixote, um aventureiro. 

Qualquer que seja o sistema tático, todas as equipes devem ter um centroavante, com mais ou menos habilidade e mobilidade, e um jogador de cada lado, com características mais de armador ou mais de atacante. As variações serão nas estratégias, no número de zagueiros (dois ou três) e no desenho tático do meio-campo.

Há uma tendência mundial de formar o meio-campo com apenas um volante centralizado, para marcar e iniciar as jogadas ofensivas, e um meio-campista de cada lado, que atue de uma área à outra. Essas equipes, quando perdem a bola e não conseguem recuperá-la imediatamente, recuam, marcam com cinco (três do meio e os dois jogadores pelos lados) e avançam com cinco (dois dos três armadores, os dois pontas e o centroavante). A Espanha joga dessa forma. O Flamengo também atua assim e, mais recentemente, o Atlético-MG passou a fazer o mesmo. Pode chamar de 4-3-3 ou de 4-1-4-1. Não tem importância.

Outras seleções, como Alemanha e França, e a maioria dos times brasileiros, como Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio, preferem atuar com dois volantes e um meia de ligação centralizado, que, de acordo com as características, atua mais próximo dos dois volantes, como Özil (Arsenal) e Lucas Lima (Palmeiras), ou mais próximo do centroavante, como Griezmann (Alético Madrid) e Thiago Neves (Cruzeiro). Esses times, quando perdem a bola, marcam com uma linha de quatro no meio-campo (dois volantes e um meia de cada lado). Pode chamar de 4-2-3-1, 4-4-2 ou 4-4-1-1. Não tem importância.

Na Copa, a seleção brasileira deve usar as duas formações no meio-campo. 

Uma, para enfrentar as seleções mais retrancadas, como na primeira fase, com apenas um volante, Casemiro (Real Madrid), dois meias ofensivos, Paulinho e Coutinho (Barcelona), além de um jogador de cada lado e um centroavante. Na outra, contra seleções mais fortes, nos jogos mata-mata, para reforçar a marcação, com Fernandinho (Manchester City) ao lado de Casemiro, além de Paulinho, como no recente amistoso contra a Alemanha. Coutinho disputaria a posição com William (Chelsea), pela direita.

A Argentina é uma incógnita, na escalação e na maneira de jogar, já que Sampaoli é surpreendente, assumiu o time há pouco tempo e experimentou várias formações táticas. Se a Argentina fracassar, Messi (Barcelona) carregará uma sombra em sua magistral carreira. Parte da torcida vai criticá-lo por não ser um deus, como Maradona, e outra vai levar eternamente um sentimento de frustração, por Messi não ter tido um time bom para ajudá-lo. Mas, se a Argentina ganhar, haverá um outro santo, mais forte ainda que Maradona.

Algumas seleções vão jogar com três zagueiros e dois alas, como Inglaterra, Suíça e Costa Rica, as duas últimas, adversárias do Brasil na primeira fase. São Paulo, Fluminense e Atlético(PR) também jogam dessa forma. Repito, quando os alas avançam, abrem espaços nas costas, pois os três zagueiros tendem a se juntar pelo centro e, quando um sai na cobertura pelo lado, costuma chegar atrasado. O Palmeiras, contra o Atlético(PR), se aproveitou disso.

O futebol é como um ser vivo, influenciado por múltiplos fatores, mistura inspiração e expiração, de ciência e imprevistos. Quando termina a partida, elegemos os heróis e os vilões e tentamos explicar, com bons e maus argumentos, o que, muitas vezes, não tem explicação. Tem existência.




segunda-feira, 14 de maio de 2018

Brasileirão, quinta rodada

Com jogos no Sábado (12), Domingo (13) e Segunda-Feira (14), o Brasileirão 2018 teve sua 5ª Rodada... gols, jogadas bonitas, estádio lotado e, novamente, os erros da arbitragem brasileira, marcaram a rodada.

O Gre-Nal 416 terminou sem vencedor. Na Arena, o Internacional segurou a pressão do Grêmio e o clássico terminou em 0 a 0. No último lance da partida, um torcedor gremista atirou um sinalizador no gramado e os jogadores discutiram após o apito final. Com o resultado, o Tricolor chegou aos oito pontos, enquanto o Colorado fica com cinco. Na próxima rodada, o Grêmio visita o Paraná. Internacional recebe a Chapecoense, no Beira-Rio.

O Cruzeiro jogou bem e venceu o Sport por 2 a 0, no Mineirão, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados pelo zagueiro Dedé, no primeiro tempo, e pelo meia-atacante Arrascaeta, na etapa final. 

Guerrero voltou a balançar as redes com a camisa do Flamengo, mas não conseguiu evitar a derrota do time carioca por 3 a 2 para a Chapecoense, na Arena Condá. Começando como titular, o peruano viu o time carioca sair atrás no placar, após Canteros aproveitar cruzamento de Apodi e colocar a Chape em vantagem. O Flamengo reagiu na segunda etapa com Guerrero, após falha de Jandrei. A Chape ficou mais uma vez em vantagem em um lance polêmico: a arbitragem viu puxão de Jonas em Guilherme, e o atacante ex-Botafogo fez o segundo. O jovem Vinicius Junior entrou, e precisou de poucos minutos para fazer o dele e igualar o marcador mais uma vez. Nos últimos minutos, Leandro Pereira, ex-Palmeiras e Sport, recebeu bola na área, colocou a Chapecoense em vantagem mais uma vez e deu números finais à partida. O Flamengo segue líder do campeonato, com 10 pontos, junto de Corinthians e Atlético-MG. A Chapecoense abre vantagem da zona de rebaixamento, com 6 pontos, na 14ª colocação.

O Bahia pagou pela própria incompetência no empate contra o São Paulo, na Arena Fonte Nova. Com 2 a 1 no placar, passou toda a segunda etapa na defesa, sem conseguir aproveitar os contra-ataques oferecidos pelo time paulista. No fim das contas, um belíssimo chute de Shaylon impediu o Esquadrão de conquistar três pontos. Sem eles, o time comandado por Guto Ferreira entrou na zona de rebaixamento. 

Em um jogo movimentado, o Atlético-MG venceu o Atlético-PR por 2 a 1, na tarde deste domingo, na Arena da Baixada. A vitória do Galo foi de virada, já que Pablo abriu o placar para o Furacão, mas na etapa final Bremer e Róger Guedes garantiram o triunfo do time mineiro. Com o resultado, o Galo chega à terceira colocação do torneio nacional, com 10 pontos, mesmo número do líder Flamengo e do vice-líder Corinthians. O Furacão cai para a 14ª colocação da competição e segue com cinco pontos.

Vasco e Vitória protagonizaram um duelo entre um invicto jogando em casa e um visitante que ainda não havia vencido neste Campeonato Brasileiro. A equipe baiana comandada por Vagner Mancini contou com a eficiência de seus atacantes e as falhas defensivas do adversário para somar os primeiros três pontos na vitória por 3 a 2. O Vitória saiu na frente com André Lima, e Pikachu deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Os baianos chegaram a abrir 3 a 1 com Lucas Fernandes e, depois, Werley marcando contra. Andrés Rios diminuiu no final. A derrota fez o Vasco cair para 7ª posição na tabela. Para o Vitória, o resultado pode ser um início de reação, mas a equipe segue na zona do rebaixamento, com apenas quatro pontos.

O dérbi ganhou contornos em preto e branco nos últimos dois anos. Após ter 100% de aproveitamento no clássico em 2017, quando foi campeão brasileiro, e vencer o Paulista em cima do arquirrival, o Corinthians dominou o Palmeiras na tarde deste domingo, na Arena, e, contando com a ajuda da trave nas poucas chances palmeirenses, venceu por 1 a 0. O gol, como virou costume, foi de Rodriguinho, ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Corinthians chega a dez pontos conquistados na competição, ultrapassando o próprio Palmeiras e se estabelecendo na segunda colocação do torneio, enquanto o time da zona oeste paulistana estacionou nos oito pontos, perdendo pela primeira vez no Brasileiro e, mais uma vez, em Itaquera. As duas quedas na casa corintiana foram as únicas derrotas palmeirenses como visitante na temporada.

Dois tempos bem distintos e um resultado positivo. Esse pode ser um resumo rápido da vitória por 3 a 1 do Santos sobre o Paraná na Vila Belmiro. Depois de um primeiro tempo que deixou a desejar, os comandados de Jair Ventura tiveram grande atuação nos 45 minutos finais e, em dia inspirado de “Gabigol”, autor de dois gols, conquistaram mais um triunfo no Campeonato Brasileiro

Em um confronto bastante movimentado, Ceará e América ficaram no empate por 2 a 2, na noite desta segunda-feira, no Castelão, em duelo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O América abriu o jogo com dois gols, mas sofreu um gol ainda na etapa inicial e o segundo aos 47 do segundo tempo. O Ceará ainda não venceu no Brasileirão. Nos cinco jogos, os melhores resultados foram dois empates, seguidos de três derrotas. Com isso, o clube cearense só é melhor que o Paraná. Já o América faz um início de Campeonato Brasileiro surpreendente. O time de Enderson Moreira chegou aos sete pontos, na 10ª colocação.

Em clássico disputado nesta segunda-feira, o Botafogo venceu por 2 a 1 o Fluminense, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os alvinegros chegaram a oito pontos e vão terminar a rodada na sexta posição. Os tricolores permanecem com sete, em nono. No primeiro tempo, o Fluminense foi melhor, mas viu o Botafogo abrir o placar com Rodrigo Lindoso. No entanto, os tricolores chegaram ao empate com Pedro, antes do intervalo. Na etapa final, a equipe das Laranjeiras foi melhor até sofrer o segundo gol alvinegro, de Kieza, que decretou o triunfo botafoguense.




quinta-feira, 10 de maio de 2018

Palpites


A 5ª rodada do Brasileirão 2018 terá três grandes clássicos: Corinthians x Palmeiras, Botafogo x Fluminense e o GreNal. Os palpites para esses jogos são um grande desafio, mas confio em um bom desempenho.   

Palpites da rodada anterior: Acertos 4 x 6 Erros

Jogos de Sábado (12/05):

Grêmio x Internacional – 16 horas

Nos clássicos quase sempre prevalece o equilíbrio, mas não há como negar a superioridade atual do Grêmio sobre o Internacional. O time de Renato Gaúcho deu show nos dois últimos jogos que fez em casa com os titulares: goleadas de 5 a 0 e 5 a 1 sobre Cerro Porteño e Santos. Geromel, Arthur e Luan mostram totais condições de disputar a próxima Copa e o garoto Éverton está cada vez melhor. O Internacional vai se fechar, lutar muito, mas o pitaco é a favor do Grêmio. Palpite: Grêmio

Jogos de Domingo (13/05):

Cruzeiro x Sport  – 11 horas

Jogar no Mineirão não tem sido fácil para o Sport. Nos últimos dez duelos em Belo Horizonte, apenas uma vitória e nove derrotas. A equipe nordestina só balançou a rede em duas dessas partidas. A tendência é que o retrospecto seja reforçado. O Cruzeiro tem um time bem melhor e quer a vitória para chegar embalado nos próximos confrontos contra o Atlético-PR, no mata-mata da Copa do Brasil, e contra o rival Atlético-MG na rodada seguinte do Brasileirão. Palpite: Cruzeiro

Chapecoense x Flamengo – 16 horas

O Flamengo costuma se dar muito bem contra a Chapecoense. As equipes se enfrentaram pela primeira vez em 2014, quando a Chape venceu. Depois disso, seis triunfos dos cariocas e dois empates. Nos últimos três Brasileiros, o Fla venceu atuando na Arena Condá. Aposto que isso vai se repetir. O Rubro-Negro está embalado e vai seguir na liderança do Brasileiro. Palpite: Flamengo

Bahia x São Paulo – 16 horas

A temporada do São Paulo segue morna. O time não tem atuações terríveis, mas também não consegue emendar uma sequência boa de resultados. Não à toa, empatou três dos quatro jogos que fez no Brasileiro. O Bahia também anda cheio de altos e baixos e vem de uma atuação muito fraca diante do Sport. Palpite: empate

Atlético-PR x Atlético-MG – 16 horas

O Atlético-MG não perde há três rodadas no Brasileirão, enquanto o xará paranaense não vence há três jogos. O Rubro-Negro estava invicto sob o comando de Fernando Diniz, mas tomou um choque de realidade no último duelo com o Palmeiras (derrota por 3 a 1). A equipe terá trabalho também diante do Galo.  Palpite: empate

Vasco x Vitória – 16 horas

Os bastidores políticos do Vasco não se acalmam nunca. O recém-eleito presidente Alexandre Campello viu 13 vice-presidentes largarem sua gestão e passarem para a oposição. Dentro de campo, a última goleada sobre o América-MG foi fundamental para aliviar a pressão. O Vitória também está em momento conturbado. É o vice-lanterna do Brasileiro e Vagner Mancini está com o cargo ameaçado. Palpite: Vasco

Corinthians x Palmeiras – 16 horas

O Palmeiras voltou a jogar bem e vem de oito jogos sem derrotas. O último revés foi justamente para o Corinthians na final do Paulistão. Os últimos confrontos com o rival, aliás, só trazem más lembranças aos alviverdes. São cinco derrotas nos últimos seis confrontos. O Timão não anda jogando bem e o clássico deve ser amarrado. Palpite: empate

Santos x Paraná – 19 horas

O Santos quer apagar a humilhante goleada por 5 a 1 sofrida para o Grêmio na rodada passada. Não há desculpas para um novo tropeço. O Peixe joga em casa contra o lanterna do campeonato. O Paraná não vence um jogo na temporada desde 21 de março. São 50 dias de jejum. Palpite: Santos

Jogo de Segunda-Feira (14/05):

Ceará x América-MG – 20 horas

Santos, São Paulo, Flamengo e Corinthians. A tabela foi cruel com o Ceará nesta reta inicial do Brasileiro. Agora o Vozão tem um duelo bem mais viável contra o América-MG em casa. O time nordestino segurou bem o Corinthians na última rodada e chegou a hora de vencer a primeira na Série A. Palpite: Ceará

Botafogo x Fluminense – 20 horas

Emoção não faltou nos clássicos cariocas do último Estadual. Vários jogos foram decididos com gols nos acréscimos. Espero que seja assim no Brasileiro também. Bota e Flu são times do mesmo nível. A tendência é ficarem no meio da tabela. Palpite: empate


segunda-feira, 7 de maio de 2018

Brasileirão, quarta rodada

Com jogos no Sábado (05), Domingo (06) e Segunda-Feira (07), o Brasileirão 2018 teve sua 4ª Rodada... gols, jogadas bonitas, estádio lotado e erros da arbitragem brasileira, marcaram a rodada.

Depois da decepção com a eliminação da Libertadores, a torcida do Vasco voltou a encontrar motivos para festejar. Em partida disputada em São Januário, o Cruzmaltino, de virada, derrotou o America(MG) por 4 a 1 e melhorou sua situação no Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Bruno Cosendey, Caio Monteiro, Andrés Rios e Kelvin para a equipe da casa. Rafael Moura anotou o único do América. O resultado refletiu o que as duas equipes produziram durante a partida. O Vasco foi sempre superior e soube superar a desvantagem inicial para conseguir a virada, principalmente depois das modificações efetuadas pelo técnico Zé Ricardo. O Coelho entrou com uma proposta defensiva e não soube aproveitar o fato de ter marcado o primeiro gol, permitindo que o adversário tivesse sempre o controle da partida.

O São Paulo saiu na frente, tomou a virada no segundo tempo e ainda assim buscou o empate por 2 a 2 com o Atlético(MG) no Morumbi, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo cheio de emoções, o time de Diego Aguirre abriu o placar com Everton, mas o adversário empatou com Roger Guedes e virou com Ricardo Oliveira. Pouco tempo depois, Diego Souza deixou tudo igual mais uma vez, após belo passe de Cueva. Mesmo com o empate, o São Paulo segue invicto na competição: são três empates e uma vitória, somando seis pontos e brigando na parte de cima da classificação. Para o Atlético-MG o resultado freou a oportunidade de encostar na liderança da competição, mas também manteve a sequência de três jogos sem perder, agora com sete pontos.

Apesar de grande público na Arena Corinthians, na manhã deste domingo, o time da casa não passou de um empate por 1 a 1 com o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Wescley abriu o placar para os visitantes e Henrique deixou tudo igual ainda na primeira etapa. Com o resultado, o Corinthians chega aos sete pontos. O Ceará, com dois pontos, marcou seu primeiro gol na competição, mas ainda não deixa a zona do rebaixamento.

O Palmeiras provou mais uma vez que é o visitante mais indigesto do país e superou o Atlético(PR) na Arena da Baixada: 3 a 1, gols de Bruno Henrique, Marcos Rocha e Willian. O Verdão chegou à vice-liderança do Brasileiro, com oito pontos, e deixou o Furacão no meio da tabela, com cinco. Foi a 11ª vitória do Palmeiras em 14 jogos como visitante em 2018. Foram dois empates e só uma derrota, para o Corinthians, em Itaquera.

Com gols de Pablo Dyego e Gilberto, o Fluminense venceu o Vitória por 2 a 1 no Barradão, em Salvador, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa saiu na frente com Neilton ainda no primeiro tempo, mas cedeu a virada na etapa final. Com o resultado os cariocas confirmaram a reação na competição, ganhando posições importantes na classificação, enquanto os baianos seguem sem vencer, amargando a zona de rebaixamento.

O Cruzeiro apresentou um grande crescimento na Copa Libertadores, com 11 gols em dois jogos. O técnico Mano Menezes então ressaltou que era o momento de iniciar a recuperação no Campeonato Brasileiro e vencer a primeira. E foi o aconteceu: com gol de Dedé, a Raposa bateu o Botafogo, por 1 a 0, no Mineirão. O resultado deixa o Cruzeiro na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos anotados. Já o Botafogo está na nona posição, com cinco tentos. O duelo foi bastante estudado. O primeiro tempo o Cruzeiro criou poucas chances claras e encontrou algumas dificuldades. Na etapa complementar, a equipe de Mano Menezes conseguiu se soltar e, na bola parada, Dedé desencantou, marcando o primeiro gol do time celeste no Brasileirão 2018.

Diante de um público recorde no Campeonato Brasileiro de 60.182 torcedores (55.283 pagantes) o Flamengo venceu o Internacional, por 2 a 0, no Maracanã, pela quarta rodada. Com 10 pontos, o time carioca lidera a competição e ainda tem o melhor ataque, com nove gols. O time gaúcho continua com quatro pontos, em 12.º lugar. O jogo também marcou a volta do atacante peruano Paolo Guerrero, que entrou no segundo tempo, após seis meses suspenso pela Fifa por doping.

O Grêmio goleou o Santos por 5 a 1 em sua arena, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor superou a retranca do Peixe com tranquilidade e marcou com Maicon (2), Everton, André e Arthur. O de honra foi de Jean Mota. Os gaúchos dominaram o jogo desde o início e viram um alvinegro de certa forma covarde, tentando se defender e se desfazendo da bola com rapidez. No primeiro tempo, o Santos perdeu “apenas” por 2 a 1. Na segunda etapa, com a mesma postura, os visitantes sucumbiram à pressão. O Grêmio, insaciável, tentou aumentar a goleada a todo tempo. O Santos, nocauteado, tentou não ser humilhado. A derrota teve gritos de olé desde cedo e até uma discussão calorosa entre os companheiros, de Santos, Vanderlei e Alison.

O Sport conseguiu sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro com o comando de Claudinei Oliveira. Jogando em seus domínios, na Ilha do Retiro, pela quarta rodada da competição, a equipe foi melhor que o Bahia na primeira etapa e acabou abrindo o placar através de uma grande ajuda do goleiro Douglas, que marcou contra. O Leão da Ilha ampliou logo no início do segundo tempo com Cláudio Winck. Os visitantes, atrapalhados pela expulsão do estreante Ítalo, sequer demonstraram reação e a partida acabou com vitória dos anfitriões por 2 a 0. Com o resultado, o Rubro-Negro chega aos sete pontos e assume a oitava colocação. O Tricolor, por sua vez, estaciona nos quatro pontos na 15ª colocação.

Chapecoense e Paraná seguem sem vencer no Brasileirão. Os dois se enfrentaram na noite desta segunda-feira, na Arena Condá, e não saíram de um empate por 1 a 1, em jogo que encerrou a quarta rodada da competição. Com o resultado, o Verdão chega a três empates e uma derrota, ocupando a décima sétima posição, dentro da zona de rebaixamento, com três pontos. O Paraná, por sua vez, somou o primeiro ponto depois de três derrotas e segue na lanterna.