sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

As chances do Santos

e

Muricy tem razão quando afirma que as chances do Santos se concentram no futebol ofensivo.

Alterar o formato do time para enfrentar o Barça pode ser perigoso.

Diante do poderio do Barcelona, todas as sugestões recaem sobre a defesa, em como marcar Messi e os talentosos jogadores de Guardiola.

É óbvio que o argentino necessita ser muito bem acompanhado, tão óbvio quanto imaginar que a posse de bola catalã será enorme.

A identidade tática do Barça versão 2011-12 é a flexibilidade. Impossível ter certeza de como começará e terminará a partida.

Uma defesa com quatro está mais adaptada às variações do oponente do que com três, a menos que o esquema possa ser alterado de acordo com o rival.

O time que superou a sistematização tática da forma como ela é representada (4-3-3, 3-4-3...) varia a cada momento. Não está preso a posições, mas a funções, é treinado para ocupar espaços e a jogar com triangulações.

Mas não se pode dizer que o Santos não tenha chances. É preciso respeitar o futebol, embora o título pareça mais próximo dos espanhóis.

A novidade é que o Santos é o único time capaz de apresentar um jogador mais parecido ao estilo de Messi: Neymar. E que fique bem claro: não se trata de uma comparação, apenas uma constatação.

Ninguém é capaz de prender a bola, mudar de direção, acelerar, entrar na área e fazer o gol como Messi e Neymar.

Cristiano Ronaldo é espetacular, mas é um tipo diferente.

O Santos pode vencer o Barça, embora não seja a lógica. Mas nunca enfrentou alguém com um estilo tão parecido ao de Messi.

Vai ser demais!
 
Por Aleksim Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário