sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Intermunicipal, paixão do baiano pelo futebol amador

Considerada uma das maiores competições de futebol amador do Brasil, quiçá do mundo, o Campeonato Intermunicipal de Futebol retornou aos gramados neste fim de semana passado, movimentando além das 66 cidades participantes, outras tantas cidades do interior do estado e fortalecendo mais uma vez o cenário do futebol amador regional.
Mesmo surgindo em 1946, quarenta anos após a primeira edição do Campeonato Baiano, a competição trouxe os holofotes para as várias regiões do estado, levando a profissionalização de jogadores e clubes além da região da capital Baiana. Exemplo disso são as agremiações do sul do estado, como Colo-Colo (Ilhéus), Itabuna, Jequié…, frutos de boas exibições das seleções de suas cidades em terrenos amadores.
Na atual edição, as cidades serão divididas em uma primeira fase com 18 grupos, sendo 12 grupos de 4 seleções e 06 grupos de 3 seleções, que atuam em jogos de ida e volta dentro das suas próprias chaves. As 3 primeiras colocadas de cada grupo com 04 seleções, e as 02 primeiras colocadas de cada grupo com 03 seleções, avançam para a 2ª fase. Fase esta, onde as 48 seleções que obtiveram classificação na fase anterior, serão distribuidas em 24 grupos de 02 seleções, que jogarão entre si, no esquema “mata-mata”, classificando para a 3ª fase as 24 seleções vencedoras das partidas, e 08 seleções perdedoras que tiverem a melhor campanha na 1ª e 2ª fase.O intermunicipal chegou ao seu ápice nos anos 90, quando cerca de 84 seleções participaram da edição de 1994, conquistada naquela oportunidade por Alagoinhas, que venceu Coaraci. Vinte anos depois, em 2014, o torneio atingiu 80 cidades participantes, e quase bateu o recorde de inscrições. Pois, 94 cidades (Ligas) se inscreveram, mas, por problemas em estádios e em algumas Ligas, inviabilizaram a participação de 14 cidades.
A 4ª fase, será disputada entre as 16 seleções classificadas na 3ª fase, distribuidas em 08 grupos de 02 seleções, que jogarão entre si, no esquema “mata-mata”, classificando para a 5ª fase as 08 seleções vencedoras das partidas. A 5ª fase, será disputada entre as 08 seleções classificadas na 4ª fase, distribuidas em 04 grupos de 02 seleções, que jogarão entre si, no esquema “mata-mata”, classificando para a 6ª fase as 04 seleções vencedoras das partidas. A 6ª fase, será disputada entre as 04 seleções classificadas na 5ª fase, distribuidas em 02 grupos de 02 seleções, que jogarão entre si, no esquema “mata-mata”, classificando para a 7ª fase as 02 seleções vencedoras das partidas. A 7ª fase, será a grande final, será disputada entre as 02 seleções classificadas na 6ª fase, que jogarão entre si, no esquema “mata-mata”, a seleção de melhor campanha em toda competição, decidirá o titulo em seu mando de campo. Atual campeã do torneio, a seleção de Cachoeira, estreiou com vitoria, 3 a 2 sobre São Felix.
Neste proximo domingo (16/08) teremos a 2ª rodada, com 30 partidas.
Foto: Guy Oliverah

Nenhum comentário:

Postar um comentário